Apesar de ter um gosto desagradável, começar o dia com um copo de água com limão pode contribuir para a saúde do corpo e o bom funcionamento do organismo. O ato simples e prático pode fazer diferença, já que a fruta é rica em antioxidantes e anti-inflamatórios.

A mistura é composta de 200 mL de água com metade de um limão espremido, sem adoçar. A nutricionista Carla de Castro, da clínica Carla de Castro – Nutrição e Saúde Mental, em Brasília, diz que é possível enriquecer o sabor da mistura ao adicionar uma pitada de gengibre em pó.

“Água com limão não faz milagres, mas tem propriedades que merecem destaque, como hidratação do organismo e fortalecimento do sistema imunológico. Mas vale lembrar que água com limão não é o mesmo que suco de fruta com açúcar”, afirma Carla.

1. Melhora a hidratação

Pessoas desidratadas podem apresentar dores de cabeça, intestino preso e fraqueza. Uma das formas de se hidratar ao amanhecer é por meio da combinação de água com limão. “Se no primeiro momento do dia a pessoa toma a mistura, esses 200 mL já ajudam com a hidratação”, diz a nutricionista.

2. Ajuda a melhor o humor

Tomar a bebida, além de dar uma ajuda na hidratação, pode melhorar o ânimo, uma vez que o limão tem função ansiolítica, combatendo a ansiedade e deixando o indivíduo menos nervoso.

3. Fortalece o sistema imunológico

A combinação de água e limão resulta em uma bebida rica em vitamina C, substância que participa do funcionamento do sistema imunológico e pode ajudar a prevenir, por exemplo, um resfriado. Mas Carla pondera que esse e outros benefícios são melhor aproveitados a partir do consumo diário da mistura.

“Uma pessoa que toma a bebida diariamente tem mais chance de fortalecer o sistema imunológico pois o limão, mesmo diluído, possui uma quantidade grande de vitamina C, além de outros compostos que atuam como antioxidantes”, explica a nutricionista.

4. Previne doenças

A água com limão contém vitaminas, minerais, cálcio e ferro, nutrientes importantes para uma vida saudável e que podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de algumas doenças.

Porém, Carla alerta que de nada adianta se alimentar mal e tomar o shot para equilibrar. “A pessoa come salgadinho, biscoito e bebe refrigerante, mas toma a água com limão e pensa estar protegido, mas não está”, afirma.

5. Diminui o risco de desenvolvimento de cálculos renais

Uma das causas para a formação de pedras nos rins é a falta de citrato na urina, considerado protetor contra a formação de cálculo renal. A substância pode ser encontrada em frutas cítricas — logo, combinar água com limão é juntar o útil ao agradável, já que outro fator de risco para a doença é a desidratação.

Metrópoles