Quem já teve intoxicação alimentar, sabe o quanto essa experiência é ruim. Ela é causada, principalmente, quando ingerimos alimentos que não foram lavados corretamente ou que foram mal cozidos. Além de desconfortos abdominais, a intoxicação alimentar pode evoluir para casos mais sérios e ser letal. Para evitar correr esse risco, veja quais são os alimentos que causam intoxicação alimentar e como lavá-los adequadamente.

Alimentos comprados em feiras ou lugares que você não conhece bem a procedência precisam de atenção redobrada com higiene.

Quando não são bem lavados, bactérias, fungos e ovos de parasitas podem trazer problemas para a nossa saúde, como a intoxicação alimentar. Confira alguns:

Dentre os legumes e verduras, os mais perigosos são as folhas, como a couve, alface, espinafre e outras. As folhas são contaminadas com microrganismos que causam doenças pela água de irrigação e, se não forem bem lavadas, as bactérias podem chegar ao nosso intestino.

Uma dica é remover as folhas mais externas e lavar as folhas com água e uma solução de molho com hipoclorito de sódio.

Carnes de boi

Carnes como um todo são perigosas, ainda mais se você não conhecer a procedência delas. Elas podem carregar ovos de parasitas, por isso, é importante evitar comê-las mal passada ou crua, visto que o processo de cozimento pode eliminar os organismos patogênicos.

Também vale tomar cuidado com carnes moídas, pois, dentre todas, são as que mais sofrem contaminações.

Frango

Se você tem o hábito de lavar o frango antes de assá-lo, pare imediatamente. Isso porque, quando lavamos o frango, acabamos espalhando as bactérias presentes nele por todo o ambiente.

Para evitar uma intoxicação causada pelo frango, o mais importante é assá-lo bem e conservar da forma correta.

Queijos

No caso do queijo em específico, há a contaminação por uma bactéria específica, conhecida como listeria. Ela causa uma infecção grave para bebês e pessoas com sistema imunológico fragilizado, podendo ser letal.

Para evitar esse problema, a melhor solução é comprar queijos com procedência conhecida e segura, que sejam armazenados corretamente e que não tenham passado do seu prazo de validade.

Cebola

Pode parecer até que a cebola é um legume resistente, mas ela também está sujeita a contaminação por bactérias.

Cebolas podem causar infecções intestinais graves quando consumidas cruas, por isso, sempre que possível, opte por cozinhá-las e escolha sempre as cebolas sem machucados ou sem avarias na casca.

R7